Rotina Fiscal

Projeto “Portal do Contribuinte”

PORTAL DO CONTRIBUINTE

 

É possível produzir mais trabalhando menos. Basta eliminar todo o trabalho mecânico e repetitivo. Os computadores existem para isto: libertar o ser humano da rotina.

A descoberta da eletricidade eliminou o trabalho escravo, pois máquinas substituíram o trabalho braçal. Já a invenção dos computadores eliminou o trabalho burocrático. Processamento de dados passou a ser uma tarefa para máquinas.

Então, para que tanta burocracia se hoje temos a informática? Qual o sentido em passarmos tanto tempo atendendo contribuintes que buscam informações e serviços que poderiam muito bem estar disponíveis no site da Secretaria da Fazenda?

O contribuinte deve recolher seus impostos da forma mais fácil e cômoda para ele. Isto diminui a resistência ao pagamento dos tributos e consequentemente, diminui a sonegação fiscal. Este é o principio tributário da comodidade, proposto por Adam Smith ainda no século dezoito.

É necessário oferecer aos contribuintes serviços na internet que eliminem a necessidade dele visitar ou telefonar para a SEFAZ/TO. Assim o contribuinte gasto menos tempo para cumprir suas obrigações tributárias e pode cumpri-las mais facilmente.

Esta em fase de testes o projeto “Portal do Contribuinte”. É um site que tem como meta eliminar grande parte do atendimento ao contribuinte na SEFAZ/TO. Com uma senha ou certificação digital o contribuinte pode ter acesso a todas as informações necessárias no seu relacionamento com a Secretaria da Fazenda.

Estou apresentando pessoalmente este projeto para alguns colegas. Na busca de apoio e sugestões. O projeto representa uma quebra de paradigmas no relacionamento fisco-contribuinte. Por isto, a necessidade da aprovação dos auditores antes de levar a idéia para ser aprovada pelos gestores da SEFAZ/TO.

O trabalho feito de forma colaborativa é superior ao trabalho individual. Por isto, quero a sua ajuda. Se você tem interesse neste projeto, entre em contato comigo pelo e-mail: claudio@sefaz.to.gov.br.

 

Cláudio Loredo

Diretoria de Arrecadação

1 Opinião

  1. Quem quiser conhecer o Projeto Portal do Contribuinte do Estado do Tocantins, é só ir no endereço:
    http://www.claudio.cnt.br/portal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *