ASFETO acompanha esclarecimentos com o BRB sobre folha de pagamento dos servidores do Tocantins

16/05/2025 16/05/2025 09:36 457 visualizações

Na tarde desta quarta-feira, 14 de maio de 2025, a ASFETO esteve presente em uma agência do BRB (Banco de Brasília) para esclarecer dúvidas trazidas por nossos associados sobre a transição da folha de pagamento dos servidores públicos do Estado do Tocantins para o BRB.

A partir de junho de 2025, o BRB passará a ser responsável pelo processamento da folha de pagamento dos servidores estaduais ativos e inativos. O procedimento será o mesmo para todos. A Secretaria de lotação de cada servidor — seja ativo ou inativo — será responsável por abrir a conta salário vinculada à folha, sendo também o setor responsável pelos cálculos da remuneração.

 

Abertura de conta corrente

O BRB orienta que os servidores que desejarem podem abrir uma conta corrente por meio do aplicativo do banco, disponível na Apple Store (iOS) e na Play Store (Android). Essa conta é isenta de tarifas, e o cartão platinum emitido também é livre de anuidade. O cartão será entregue no endereço do servidor em até 10 dias úteis.

A abertura da conta corrente é recomendada para quem deseja acessar serviços bancários mais amplos do que os oferecidos por uma conta salário, além de facilitar o relacionamento com o banco.

 

Conta corrente é opcional

Contudo, reforçamos que a abertura da conta corrente não é obrigatória, segundo o BRB. Os pagamentos serão feitos normalmente por meio da conta salário, que será aberta e informada pelo pagador — neste caso, o Estado do Tocantins. As orientações do BRB referem-se apenas aos servidores que não desejam realizar portabilidade ou que tenham interesse em serviços adicionais.

É importante esclarecer que pelo aplicativo do BRB é possível abrir apenas a conta corrente, não a conta salário. Esta última será criada exclusivamente pela Secretaria de lotação de cada servidor, como órgão pagador. Portanto, se o servidor não tem interesse em abrir uma conta corrente junto ao BRB, não é necessário baixar o aplicativo nem preencher os dados solicitados pelo sistema. As contas salário serão abertas e informadas pelo próprio Estado aos seus servidores.

 

Atendimento e estrutura

O BRB informou que até o segundo semestre de 2025 estão previstas inaugurações de agências nas cidades de Gurupi, Arraias e Porto Nacional. Ainda assim, a maioria dos serviços já está disponível diretamente no aplicativo, o que deve facilitar o atendimento aos servidores de todo o Estado.

 

Portabilidade e contas já existentes

A portabilidade de salário para outro banco só poderá ser solicitada após o primeiro pagamento realizado na conta salário do BRB. Mesmo servidores que já têm portabilidade ativa precisarão refazer a solicitação após o primeiro crédito no novo banco.

Servidores que já possuem conta corrente ativa no BRB não precisam tomar nenhuma providência: o banco fará automaticamente o vínculo do pagamento à conta corrente existente.

 

Canais de atendimento

Em caso de dúvidas, os servidores podem entrar em contato com o BRB pelos seguintes canais:

 WhatsApp (assistente virtual):+55 61 4002-6161

 Chat com atendimento humano:https://multicanal2.brbservicos.com.br/sac

 Informações completas sobre a transição:https://novo.brb.com.br/tocantins/

 

A ASFETO continuará acompanhando o processo de transição para garantir que os direitos e interesses dos servidores sejam respeitados.