Vote na Web

Amanhã, dia dois de outubro de 2016, acontecerá em todo Brasil eleições municipais. O povo irá às urnas escolher seus representantes. O problema é que após esta escolha não há quase nada que o cidadão possa fazer para influir nos atos dos eleitos. O poder de governar é delegado aos representantes políticos, mas quem delega não manda. Então vota-se e espera-se quatro anos para saber se gostou ou não da escolha passada e assim decide-se repetir a aposta ou apostar em outro. Este é um problema que pode ser eliminado através da internet. É possível para cada cidadão acompanhar facilmente as votações do legislativo. O próximo passo é além de acompanhar, também poder influir.

O site vota na web (http://www.votenaweb.com.br) existe desde 2009, mas tem sido pouco divulgado. Ele foi criado para permitir a todo brasileiro conhecer as propostas de cada deputado federal e senador, votar nelas, opinar sobre elas e saber como cada congressista vota. O site possui um visual muito bonito e a uma linguagem simples e objetiva para facilitar o entendimento dos projetos. Ele conta ainda com gráficos que mostram como os usuários do site votam, o que acaba medindo a popularidade de cada projeto. Se o usuário registrado quiser, ele pode ler e acompanhar o projeto de lei, recebendo comunicados por e-mail sobre o mesmo.

Sites como este mostram o tanto que é possível implantar a democracia direta num país como o Brasil. Esta mudança pode se dar paulatinamente. Alguns projetos de lei poderiam ser propostos e votados pelos próprios cidadãos. Tirando a necessidade da existência de políticos para votar neles. No momento esta site é apenas informativo, mas ele mostra que é possível dar um passo além. Estar informado sobre o que acontece no Congresso, mas também influir em suas decisões.

Pesquisas já demostraram que o contribuinte paga mais corretamente seus impostos enquanto maior for a certeza do retorno do mesmo em boas prestações de serviço. Dar ao contribuinte o poder de influir sobre as decisões governamentais fará ele mais disposto a pagar seus tributos com mais satisfação. Acreditar que o Estado pertence a todos, faz com que todos cuidem melhor do que é público.

No site vota na web os projetos de lei que dão mais direitos aos cidadãos são os que possuem maior apoio. Entretanto, todo direito tem um custo. Um aumento no número de creches, por exemplo, representa maior despesa orçamentária. Este aumento é suprido com um aumento nos impostos. Resta saber se o cidadão quer pagar mais impostos para ter mais direitos. Com ferramentas online é possível saber a disposição dos contribuintes para o pagamento de impostos e quais despesas os deixariam mais satisfeitos.

Cláudio Loredo – AFRE

1 Opinião

  1. Muito bom!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *