Dica de Série: Black Mirror

Black Mirror é uma série inglesa de televisão transmitida pela Netflix. Recentemente, foi lançada sua terceira temporada. É uma série de ficção científica que se passa num futuro próximo. Ela trata da relação entre os seres humanos e a tecnologia. Mostrando as ameaças que o avanço tecnológico representa quando não existe o mesmo avanço moral por parte dos usuários.

É interessante assistir este programa porque os avanços teconlógicos têm modificado as interações sociais. Esta modificação pode ser positiva ou negativa. Para que ela seja positiva é necessário ter uma visão crítica sobre os rumos tomados pela mundo em virtude da tecnologia. É necessário conhecer bem o ambiente para se adaptar melhor a ele. Fazendo com que, apesar das mudanças, virtudes como moral e senso crítico sempre possam prevalescer.

Cada episódio é fechado. Ou seja, tem atores, personagens e estória distintos. Em comum o fato de mostrarem a tela preta dos dispositivos eletrônicos tornando as pessoas mais individualistas e imbecilizadas. É a arte cénica sendo usada para apontar falhas na nossa sociedade, que surgem a partir da má interação desta com os dispositivos eletrônicos. Por ter este vies critico, cada episódio é pertubador e tem um final triste. Levando o telespectador a diversas reflexões. A série serve de alerta sobre  os perigos envolvendo a intereção homem e máquina. O que acontece de ruim na ficção é o que não deve acontecer na vida real.

Diversos temas são tratados na série, tais como:  redes sociais, internet das coisas, engenharia reversa, inteligência artificial, transumanismo entre muitos outros. O interessante é que todas as situações apresentadas estão próximas de acontecer. Os autores da série sempre perguntam: “e se …” antes de criar cada novo episódio. Mesma pergunta que é feita nos testes de software. Então, é bom imaginar os cenários que novos inventos podem trazer. Antecipar o que pode acontecer de ruim, para que o pior não aconteça.

A evolução moral deve estar a frente da evolução tecnológica, para o bom uso desta última. Todo avanço tecnologico trás mudanças sociais. Influenciando no comportamento dos indivíduos. Da mesma forma, as tecnologias escolhidas como ferramentas para o trabalho do dia a dia influenciam a forma como este trabalho é feito e seus resultados. É necessário estar atento para ter uma relação proveitosa com o progresso tecnológico.

Cláudio Loredo – AFRE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *