Compartilhando Experiências

A Secretaria da Fazenda do Estado do Tocantins implantou o programa GPWEB para facilitar a administração dos projetos que estão sendo executados com os recursos do PROFISCO. Trata-se de um software livre usado para que os lideres de produtos possam detalhar as tarefas empreendidas para chegar até os objetivos planejados. Este gerenciador de projetos tem uma característica interessante: ele permite o compartilhamento de experiências entre todos os envolvidos nos projetos. Para que o aprendizado de um, também possa ser o aprendizado do outro.

Compartilhar experiências é fundamental num ambiente de inovações. É muito mais fácil encarar o novo se já existe um aprendizado anterior ao alcance. Se o aprendizado das tarefas é facilitado, então sobra mais tempo para pensar sobre as tarefas executadas e assim aprimorá-las. Esta foi uma das facilidades que a invenção da escrita trouxe há milhares de anos atrás: transmitir ensinamentos. A informática veio potencializar este benefício trazido pela escrita.

Os grupos humanos que mais souberam compartilhar seus conhecimentos também foram os povos mais bem sucedidos. Este compartilhamento permitiu na história eventos tais como: a saída de grupos humanas da Africa, o desenvolvimento da Ciência, a conquista do Império Inca pelos espanhóis e o desenvolvimento da informática. A exploração de novas realidades só foi possível através do compartilhamento do aprendizado entre todos.

No caso de um órgão público, a troca das experiências torna-se ainda mais necessária devido a obrigação da transparência. Quem é servidor público é responsável pelo que ocorre no seu ambiente de trabalho, pois ele, mais do que qualquer outra cidadão, tem condições de investigar o que está acontecendo, detectar ineficiências e propor soluções. Se cada um tem acesso aos acontecimentos ocorridos em diferentes setores, é possível criticar erros para que eles se transformem em acertos. Como um corpo onde cada parte pode afetar o todo, é ideal que os membros deste corpo possam influir em cada uma de suas partes. Por isto, tudo o que ocorre no serviço público, e que não é protegido pelo sigilo fiscal, tem que ser acessível a todos. Incluindo o planejamento e a execução de novas tarefas. As inovações devem ser feitas com a certeza de estar fazendo o melhor para a sociedade. Por isto é bom o registro da aprendizagem do grupo. É uma forma de dar satisfações sobre o que tem sido feito. Ferramentas como o GPWEB são bem-vindas na concretização desta tarefa.

Cláudio Loredo – AFRE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *