Catálogo de Softwares Públicos

Dia 11 deste mês, a Secretaria de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (MPOG) lançou  um catálogo de softwares públicos. O objetivo é cumprir a Instrução Normativa SLTI nº 04 de 11 de setembro de 2014, que determina a preferência por softwares não proprietários nas aquisições deste Ministério. Assim, sempre que houver a necessidade de desenvolvimento de um novo sistema, qualquer ente público poderá consultar este catálogo para poder adotar os softwares que lá estão. Clique aqui para ter acesso a este catálogo.

O catálogo pode ser consultado por órgão, nome do software, finalidade, banco de dados, sistema operacional, linguagem de programação entre outros critérios de pesquisa. Para manter o catálogo atualizado, o MPOG solicita que todos os órgãos públicos forneçam as informações básicas sobre os sofwares públicos desenvolvidos e mantenha atualizado estas informações. Tornando possível o monitoramento de todos os softwares desenvolvidos pelo setor público brasileiro. Além disto, foi criada uma lista de discussão para que os desenvolvedores lotados em qualquer área da administração pública possam compartilhar suas soluções.

A iniciativa do MPOG irá facilitar bastante a busca por novas soluções na área de informática do setor público. Aumentando ainda mais o alcance do Sistema de Administração de Recursos da Tecnologia da Informação (SISP), que hoje conta com a participação de 220 órgãos públicos. A busca de um compartilhamento maior de soluções permitirá conhecer as necessidades dos órgãos  participantes do sistema e desenvolver soluções baseadas nestas necessidades. Devido a estes avanços nos compartilhamentos de soluções, Estados e Municípios que não dão preferência ao software livre, acabam ficando bem atrás dos outros em matéria de tecnologia.

Cláudio Loredo – AFRE

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *